BAQ 2012 |
CATEGORÍA DISEÑO ARQUITECTÓNICO |
BRASIL |
ANA PAULA CASTRO, FABIANA W. CYON, VITO MACCHIONE |
Localizado em um condomínio residencial no interior de São Paulo, o anexo de hóspedes tem por premissa interferir o mínimo nas qualidades do jardim existente.
Implantado perpendicularmente à construção principal, entre um plátano e um conjunto de ciprestes, ele preserva o espaço central do jardim e mantém desimpedida a vista da casa principal. Cada função tem sua fachada e cada fachada sua vista. Os quartos se abrem para o campo de golfe vizinho, o escritório para o lago, a circulação para o jardim e a sala de estar tem o Plátano como pano de fundo.
Circula-se sempre pelas varandas, não existe frente ou fundos. Dentro do ambiente se tem a impressão de ser uma construção isolada. O núcleo central, contendo quatro suítes, tem esrutura de concreto.
Ao redor dele, a estrutura de madeira independente configura os espaços de convivência e circulação. Nos extremos, travadas com cabos de aço, aparecem as tesouras que sustentam o telhado.
O jardim age como extensão da construção. Garante sua privacidade impedindo a vista da rua.Protege e sombreia as extremidades envidraçadas. E, no interior da casa, o caixilho emoldura a grande árvore.